Visite também
os nossos sites
Tuttirev Editorial | Casas de Madeira | Cake Design
Tel. Geral
(+351)219 666 880
Tel. Assinaturas
(+351)219 666 880
Tel. Publicidade
(+351)219 666 885
Escolha o seu
fundo preferido
Revistas Livros/CD/DVD Actividades Artigos/Notícias Multimédia Eventos
Como funciona um centro de Psicomotricidade
2010-02-07
Uma visita ao Centro de Serviços para o Desenvolvimento Psicomotor (CSDP)

O QUE É? O CSDP é um centro de serviços que foi criado há cerca de 12 anos com o objectivo de investigar, informar, sensibilizar, formar e intervir nas áreas de desenvolvimento pessoal e social, promovendo um melhor futuro das populações especiais.

QUEM SÃO? É um projecto ambicioso que, apesar de se ter iniciado apenas com Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação, foi acolhendo profissionais de outras áreas no sentido de alargar a eficácia da sua resposta às famílias e crianças que acompanham. Actualmente conta, como coordenadoras, uma Psicóloga Clínica (Ana Patrícia Silva) e uma Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação (Sofia Sakellarides) e na sua equipa técnica também, com profissionais da área da Psicologia Clínica, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Educação Infantil (no âmbito das novas tecnologias).

A QUEM SE DESTINA? A crianças e jovens com dificuldades de desenvolvimento e adaptação, tais como:
Défices cognitivos;
Dificuldades de aprendizagem;
Perturbações da coordenação motora e/ou motricidade global;
Agitação Psicomotora;
Perturbações da Relação e Comunicação;
Perturbações emocionais e comportamentais.

O QUE FAZEM E COMO O FAZEM? Prestam serviços de Terapia Psicomotora, avaliação e acompanhamento Psicote-rapêutico, avaliação, intervenção terapêutica e apoio pedagógico (ao nível dos processos de aprendizagem da escrita, da leitura e do cálculo em crianças com Dificuldades de Aprendizagem) e Apoio de Novas Tecnologias (avaliação dos acessos, adequação das tecnologias, programas e conteúdos) às dificuldades e limitações da criança com NE, apresentando-se como instrumento alternativo, dando a possibilidade, à pessoa, de aceder aos conteúdos pedagógicos.

O acompanhamento das crianças e jovens enquadra-se num trabalho coordenado com a família (acolhimento do pedido, consultas de acompanhamento familiar, onde se pensa conjuntamente as suas preocupações, necessidades e se concertam estratégias de ajuda à família e à criança dentro do seu projecto de vida), com as escolas (através de reuniões, de forma a estabelecer uma parceria para ajudar a criança/adolescente a ter uma maior disponibilidade para desenvolver, aprender, sociabilizar e crescer de forma mais harmoniosa) e finalmente com outros Técnicos de Saúde, como o Médico Assistente, Pediatra ou Pedopsiquiatra (de forma a ter uma visão global do desenvolvimento, aferindo objectivos e estratégias de intervenção).

O apoio pedagógico e a intervenção terapêutica pode e deve ser realizado na escola sempre que a equipa e a família considerarem que é uma mais valia para a criança/adolescente. Para além dos serviços, recentemente desenvolveram uma parceria com a empresa Talentos Especiais, com a qual criaram o Espaço IN. Este tem como objectivo central criar espaços e contextos, nas instalações do CSDP ou de outras entidades e empresas através da sua Equipa Móvel, de forma a incluir, de facto, as crianças e adolescentes com NE. Resumidamente, trata-se de um espaço cujos objectivos se prendem com:
INtegrar as diferentes áreas de desenvolvimento, nas várias actividades;
INcluir a diferença, através da adequação de contextos, desenvolvimento de competências, com uma mediação social efectiva e cuidada, para que sejam transpostas barreiras para a aprendizagem e participação;
INvestir na criança e no adolescente;
INventar, dando espaço à fantasia;
Dar suporte à família nos períodos das férias (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão) das crianças e jovens, bem como no horário pós-escolar.

Durante sete anos consecutivos o CSDP organizou as Jornadas de Saúde Mental Infantil da Linha, nas quais se pretendia a divulgação de novas abordagens e metodologias de trabalho, a partilha de experiências entre profissionais e famílias. Findo este ciclo e após um intervalo de quatro anos, o CSDP regressa no início do próximo ano com um novo formato: um fórum de discussão sobre a inclusão (Saúde, Desporto e Educação), desde a primeira infância até à fase adulta.

Para mais informações
CSDP – Galerias do Alto da Barra
 – Módulo 151 e 151ª, 2780 Oeiras
Sofia Sakellarides – 939 094 930
Ana Patrícia Silva – 962 860 881
Autor
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

Actividades
Motricidade / Psicomotricidade
Bebés activos
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Postura e alongamento
Por Isabel Moura, (Holmes Place)
Como funciona um centro de Psicomotricidade
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
DANÇA… Mania
Por Isabel Moura, Holmes Place Algés
A perspectiva preventiva
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Taekwondo
Por Rui Lacerda*
Capoeira
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Copyright © 2018 Tuttirev Editorial
Design & Powered by Magnetic Pixel

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0