Visite também
os nossos sites
Tuttirev Editorial | Casas de Madeira | Cake Design
Tel. Geral
(+351)219 666 880
Tel. Assinaturas
(+351)219 666 880
Tel. Publicidade
(+351)219 666 885
Escolha o seu
fundo preferido
Revistas Livros/CD/DVD Actividades Artigos/Notícias Multimédia Eventos
Capoeira
Autor
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Será o meu filho demasiado novo para iniciar uma prática de actividade física regular e controlada? Esta pergunta não teria qualquer sentido há algumas décadas, pois a actividade física aparecia de forma espontânea. No entanto, e com o desenvolvimento de novas tecnologias, os mais pequenos tornaram-se reféns de uma sociedade desenvolvida e cada vez mais sedentária.

A importância da actividade física é conhecida por todos, embora nem sempre se lhe dê a devida atenção. Para a criança, e por ser um ser humano em desenvolvimento, essa mesma importância possui dimensões bem mais elevadas. Estudos comprovam que:

1) As crianças são mais saudáveis quando praticam actividade física: têm menos excesso de peso, apresentam uma melhor performance cardiovascular e apresentam uma maior densidade óssea;

2) Os efeitos da actividade física são transferidos à vida adulta. As doenças crónicas da vida adulta têm as suas raízes na infância.

3) Um estilo de vida activa na infância tende a manter-se na vida adulta. Vários estudos indicam que crianças e adolescentes que se mantêm fisicamente activos apresentam uma probabilidade menor de se tornarem adultos sedentários.

Cada vez mais os ginásios e health clubs procuram responder a estas necessidades, com várias actividades para os mais pequenos. A Capoeira é uma delas! É uma síntese de dança, luta e acrobacia, um jogo praticado ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos, repleto de ataques e defesas constantes, rápidas e inesperadas, onde o corpo atinge  um nível impressionante de elasticidade, destreza e habilidade, durante o qual a continuidade e a harmonia nunca se perdem.

O Jogo de Capoeira pode ser praticado por todos, independentemente da idade, sexo ou aptidão física, melhora a coordenação motora, flexibilidade, força e equilíbrio. Para além de todos os benefícios referidos anteriormente, a capoeira desenvolve nas crianças e jovens um forte companheirismo, espírito de grupo e expressão corporal, bem como uma vertente musical que permite aprender a tocar novos instrumentos e a construí-los.

A aula inicia-se com um aquecimento, com os movimentos básicos da capoeira, trabalhando posteriormente sequências de movimentos mais completas. Nesta fase as crianças trabalham a concentração e a técnica do movimento. A aula tem uma parte lúdica, e a mais esperada pelos pequenos, onde são envolvidos movimentos de capoeira nos jogos que os fazem vibrar.

Neles colocam tudo o que aprenderam primeiro nas sequências anteriores. É também nesta fase que tomam contacto com os instrumentos e a música característica da capoeira. A criança desenvolve, dessa forma, a noção de ritmo, canto e toque de instrumentos. A aula termina sempre com um alongamento e retorno à calma.

A capoeira possibilita assim, condições para assumir melhor atitude corporal, bem como a formação espiritual e do carácter da criança. Esta modalidade pode ser praticada a partir dos 4 anos.        

Actividades
Motricidade / Psicomotricidade
Bebés activos
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Postura e alongamento
Por Isabel Moura, (Holmes Place)
Como funciona um centro de Psicomotricidade
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
DANÇA… Mania
Por Isabel Moura, Holmes Place Algés
A perspectiva preventiva
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Taekwondo
Por Rui Lacerda*
Capoeira
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Copyright © 2018 Tuttirev Editorial
Design & Powered by Magnetic Pixel

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0