Visite também
os nossos sites
Tuttirev Editorial | Casas de Madeira | Cake Design
Tel. Geral
(+351)219 666 880
Tel. Assinaturas
(+351)219 666 880
Tel. Publicidade
(+351)219 666 885
Escolha o seu
fundo preferido
Revistas Livros/CD/DVD Actividades Artigos/Notícias Multimédia Eventos
Bebés activos
2010-02-17
As crianças necessitam muito desenvolver trabalhos psicomotores em diversas faixas etárias, desde bebés, de um tempo e espaço para jogar, brincar, expressar-se. Se aproveitarmos este espaço para realizar actividades com elas que as ajudem a adquirir habilidades psicomotoras, estaremos a facilitar-lhes o acesso à escrita, à leitura e ao cálculo.

Qualquer criança necessita de se mover, correr, saltar, jogar... Com estas actividades a sua psicomotricidade vai-se desenvolvendo. Deste modo, vão conhecendo as possibilidades do seu próprio corpo e do espaço que as rodeia.
Assim aprenderão conceitos como perto, longe, acima, abaixo, etc., que as ajudarão a orientar-se no espaço, e a ajustar melhor os seus movimentos.

A actividade motora para bebés e crianças tem no seu conceito características que, para além de serem complementos na formação de qualquer bebé ou criança, são inerentes à formação geral da componente motora sendo apropriado então associar-se o termo educação física de base.

Pretende-se com esta actividade iniciar e/ou estimular o gosto pela prática de actividade física nos mais jovens, sendo por isso necessário adequar o material e as actividades a desenvolver à idade e, por consequência, ao estádio de desenvolvimento em que se encontram.

De acordo com as suas necessidades e com as formas de actividades frequentes nas crianças (equilibrar-se, correr, trepar, suspender-se, agarrar, saltar, etc.), utilizando equipamento suave especialmente concebido para “brincar” e o uso de movimentos básicos de ginástica, estas classes pretendem desenvolver atitudes positivas na actividade física, encorajando o desenvolvimento social e emocional.

Para os bebés, as classes propõem encorajar o movimento o mais cedo possível e a coordenação utilizando música e canções e objectos manejáveis como bolas, arcos, etc. As aulas de bebés (12 aos 36 meses) realizam-se com o acompanhamento dos pais e têm uma duração de 30 minutos. São aulas que apelam à interacção e à descoberta em conjunto, tirando o máximo partido da relação afectiva existente entre as crianças e os educadores e à sua sociabilização.
Autor
Por Isabel Moura (Holmes Place)
«
Foto 01
»

Actividades
Motricidade / Psicomotricidade
Bebés activos
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Postura e alongamento
Por Isabel Moura, (Holmes Place)
Como funciona um centro de Psicomotricidade
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
DANÇA… Mania
Por Isabel Moura, Holmes Place Algés
A perspectiva preventiva
Por Ana Rita Matias, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Taekwondo
Por Rui Lacerda*
Capoeira
Por Isabel Moura (Holmes Place)
Copyright © 2017 Tuttirev Editorial
Design & Powered by Magnetic Pixel

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0